Cursos

Convênio de Colaboração – Universidade de Évora e Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Pará

Estudar fora é o sonho de muitas pessoas que buscam por qualificação, em tempos dos quais uma graduação é pouco para o mercado de trabalho, que está cada vez mais cheio. Esse sonho não existe apenas pelo lado financeiro, e sim pelo desejo de obter conhecimento. Mas para que esse sonho vire realidade é preciso muita preparação, paciência e força de vontade. Conseguir vaga, participar de um curso em universidades fora do país é uma tarefa árdua. Muitas pessoas precisam entrar em listas de reserva, que são tão longas quanto à distância que as separa de por em prática o que se quer. Na verdade, para entrar nessas filas já é necessário ter um bom histórico acadêmico, domínio de no mínimo duas línguas e, principalmente, ter dinheiro.

Objetivando realizar esse “sonho” a Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Pará efetivou o intercâmbio de colaboração acadêmica, científica e cultural com a Universidade de Évora – Portugal que visa: o desenvolvimento de projetos de investigação conjunta; programas de realização de estudos de pós-graduação ou investigação; intercâmbio de professores, investigadores, bolsistas e estudantes em geral; realização de cursos, seminários, simpósios e outras atividades científicas; intercâmbio de material bibliográfico, publicações e outros, assim como a sua adequada difusão de projetos de mestrado e doutoramento a desenvolver em ambos os países.
Uma das ações imediata desta parceria é o PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO que já está sendo vivenciado pelos mestrandos num período de 30 meses, através da realização de seminários prévios locais e seqüenciais em Portugal, com produções científicas no fechamento dos seminários e posteriormente, pesquisa e construção da tese, que será defendida publicamente na UÉVORA, oportunizando aos mesmos uma maior interação de saberes científicos, culturais e educacionais. Ressalta-se que pelo Tratado de Bolonha, o título obtido terá validade em todo o território europeu.

Esse convênio com a Universidade de Évora trouxe à Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Pará uma sustentabilidade concreta no investimento científico. Permitindo uma maior possibilidade do cumprimento do seu objetivo básico que é: “o bem estar das pessoas sob o seu atendimento profissional. Devendo valer-se dos recursos disponíveis, incluindo a relação interprofissional e a realização de pesquisas científicas no campo da Psicopedagogia e áreas afins”. Proporcionando assim, o desenvolvimento das potencialidades dos Educandos; discussão de temas relevantes à atuação psicopedagógica e facilitação do “aprender” intervindo nos problemas que surgem no processo de aquisição do conhecimento.
Organize-se já! Próxima turma agora em 2011.

Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Pará
Telefones: (91) 3229 0565 / 9981 2076
E-mail: abpppa@yahoo.com.br